Artigo: A importância da redução do consumo de plástico para a água do planeta
A importância da redução do consumo de plástico para a água do planeta
A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência do nosso planeta. Contudo, essa fonte de vida vem enfrentando uma crise devastadora ao longo dos anos devido ao excesso de plásticos despejados em fontes hídricas, o que acaba contaminando-as.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a água contaminada é aquela que sofre alterações em sua composição até ficar inutilizável.
No artigo de hoje, vais conhecer um pouco mais sobre a poluição hídrica, além de compreender a necessidade de reduzirmos o consumo exagerado de plásticos descartáveis. Boa leitura!
Causas da poluição da água
Entre os principais fatores que contribuem com a poluição dos rios, lagos, oceanos, canais e barragens, destacam-se as condições causadas pela ação humana:
- Desmatamento;
- Derramamentos de combustível;
- Atividades industriais;
- Descarte inadequado de rejeitos.
Além dessas, existe uma ameaça quase invisível aos olhos, mas capaz de causar impactos devastadores ao meio ambiente: os microplásticos.
Qual é a relação da água com os plásticos?
Com o aumento da produção e do consumo em massa de produtos plásticos descartáveis, como garrafas PET, papel filme, sacas, copos e embalagens, os mares estão se transformando em verdadeiros depósitos desses resíduos.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou um relatório destacando o crescimento da poluição plástica nos oceanos. A análise afirma que o plástico representa 85% dos elementos presentes nos mares e salienta que até 2040 esse volume pode triplicar.
A contaminação hídrica provoca consequências nos ecossistemas aquáticos e pode causar efeitos terríveis para a saúde, economia, biodiversidade e clima.
Para os autores do estudo, a reciclagem já não é mais uma saída para esta crise. É preciso implementar alternativas para empresas e consumidores se conscientizarem a fazer escolhas mais responsáveis.
Como minimizar o uso exagerado de plástico?
Alguns países adotaram medidas para limitar o consumo de plástico de uso único, como cotonetes de algodão, talheres, pratos, copos, canudinhos, entre outros.
As novas legislações atribuem aos fabricantes obrigações de gestão e limpeza de resíduos, além de incentivar projetos de reciclagem.
A Vincci apoia essa iniciativa
Fazemos parte do Pacto Português para os Plásticos, um projeto que visa evitar que os plásticos se tornem resíduos.
Para cumprir com esse objetivo, priorizamos atitudes como:
- Garrafas térmicas reutilizáveis;
- Saquetas de chá biodegradáveis e infusores de chá;
- Preferência por chás a granel em detrimento de saquetas individuais;
- Caixas de degustação de material cartonado.
Juntos, podemos fazer a diferença
A Vincci oferece produtos alinhados com a conservação da vida aquática e a melhoria da qualidade da água para consumo.
Descobre mais no nosso site e junta-te a nós nesta missão.
Deixa a tua opinião
Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.