Descobre o segredo para manter a água potável livre de contaminantes
A água é um recurso natural essencial para a vida. Por isso, a sua qualidade interfere diretamente no teu organismo e na tua saúde. No entanto, o mundo ainda enfrenta problemas com a potabilidade.
Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), demonstra que 26% da população global, ou seja, 2 bilhões não têm acesso à água potável. Isto acende um sinal de alerta, já que ela é indispensável à vida.
Queres saber a importância e os benefícios de beber água pura e limpa, bem como conhecer os tipos dos principais contaminantes e uma alternativa eficaz para garantir essa pureza? Continua a ler este artigo.
Tipos de contaminantes da água
Entre os principais, destacam-se:
- Físicos: são partículas sólidas que prejudicam a clareza, a cor e a aparência da água. São causados por eventos naturais e incluem sedimentos, poeira e outras partículas em suspensão.
- Químicos: podem ter efeitos nocivos para a tua saúde e ao meio ambiente. São eles: produtos químicos tóxicos, pesticidas, fertilizantes, metais pesados, sais e minerais.
- Biológicos: são os organismos vivos, como bactérias, vírus, algas, fungos e parasitas, geralmente encontrados em fontes de água que entraram em contato com resíduos animais ou humanos. Causam sérios problemas de saúde, incluindo doenças gastrointestinais, infecções de pele e doenças respiratórias.
- Radiológicos: elementos radioativos e isótopos, que entram em fontes de água por meio de acidentes nucleares, mineração e outras fontes. Podem causar câncer, problemas congênitos e outros problemas de saúde.
- Subprodutos de desinfecção: substâncias químicas formadas a partir do resultado do processo de desinfecção usado para tratar a água potável. Têm efeitos negativos para a saúde.
Fontes de contaminação da água
Alguns contaminantes comuns são:
- Atividades agrícolas: pesticidas, fertilizantes e falhas no gerenciamento de resíduos animais desencadeiam a contaminação da água através do escoamento e lixiviação. Da mesma forma, resíduos animais de confinamentos e fazendas podem ter bactérias, vírus e parasitas, que contaminam fontes de água se não forem devidamente gerenciados.
- Resíduos industriais: as empresas produzem uma grande quantidade de produtos químicos e metais pesados, provenientes das suas atividades. Estes devem ser descartados corretamente; caso contrário, vazam para fontes de água próximas, contaminando-as.
- Esgoto: os resíduos humanos, da indústria e da agricultura entram nas fontes de água através de descargas de estações de tratamento de esgoto e sistemas sépticos. Quando isso ocorre, geram uma ampla gama de contaminantes, incluindo bactérias, vírus e produtos químicos.
- Eventos naturais: tempestades, terremotos e erupções vulcânicas causam a contaminação da água. Há eventos que são intensificados devido às tuas ações, como o aumento da intensidade das tempestades devido às mudanças climáticas ou deslizamentos de terra causados pela chuva e pelo uso inadequado da terra.
- Mineração: a extração de minerais e metais é, geralmente, intensiva e consome grandes quantidades de água, liberando muitos subprodutos tóxicos que contaminam a água.
- Urbanização: com a expansão das áreas urbanas, há escoamento de sedimentos que transportam produtos químicos, metais pesados e outros poluentes para fontes de água próximas.
O que é e como funciona um purificador?
É um aparelho de uso doméstico que serve para realizar, de forma completa, o processo de purificação da água, deixando-a livre de cor, odor e sabor.
Filtra as impurezas e garante a redução do cloro, mantendo a concentração em níveis adequados para o consumo, bem como inibe a proliferação de germes e bactérias, que podem chegar pelas tubulações.
Hoje em dia, há diversos modelos e marcas disponíveis, mas, em geral, a base do funcionamento de todos é a mesma!
Benefícios de possuir um purificador de água
- Contribui com a sustentabilidade: ter um purificador contribui para o meio ambiente. Assim, a tendência é que bebas menos água engarrafada, gerando menos resíduos.
- Gera economia: assim, poupas significativamente na compra de água mineral.
- Garante a saúde: beber água pura com frequência mantém a saúde; o teu organismo funciona melhor; a tua pele fica mais hidratada; melhora a saúde dos rins; regula a temperatura do corpo, entre outros benefícios.
- Possibilita mais agilidade no dia a dia: como mencionado anteriormente, o equipamento proporciona água de qualidade e gelada na hora que precisares.
Cuida da água, cuida da tua saúde
Se queres ter água de qualidade que proporciona vitalidade e saúde, adquire um purificador e desfruta de muita praticidade no teu dia a dia.
A pensar nisso, a Vincci terá muito em breve uma novidade exclusiva, clica aqui e confere!
Deixa a tua opinião
Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.