Benefícios dos chás para o bem-estar: descobre as vantagens
Desde a antiguidade, os chás têm sido sinónimos de cuidado e conforto. Quando te sentes indisposto, logo pensas em aquecer a água para começar a infusão, não é verdade?
Além de serem reconfortantes e agradáveis, os chás têm propriedades medicinais e são muito benéficos para a saúde em diversos aspetos.
Neste texto, vais conhecer os principais benefícios dos chás naturais para o bem-estar e como obter o melhor de cada tipo para consumires no dia-a-dia. Acompanha!
Os chás como aliados do bem-estar
Não é de hoje que os chás são vistos como "remédios" naturais para diversos problemas. São fontes de nutrientes e até mesmo as civilizações antigas compreendiam que estas bebidas contribuem para a saúde.
Atualmente, as pessoas têm procurado um estilo de vida mais saudável e natural. O consumo de chás faz parte disso. Afinal, as vantagens deles vão desde efeitos digestivos até melhorias na energia e no relaxamento, ajudando a preservar a saúde física e mental.
Explorando alguns tipos de chás e os seus benefícios
Descobre as vantagens de consumir alguns dos chás mais comuns:
Conhecida por ser relaxante, tem efeitos sedativos, calmantes, anti-inflamatórios, antiespasmódicos e digestivos. A camomila actua no sistema nervoso, melhorando o sono e aliviando estados de ansiedade e stress. É rica em vitamina C, flavonoides e outros nutrientes. Recomenda-se a ingestão de uma a duas chávenas por dia.
Este chá é conhecido por ser rico em antioxidantes, ajudando assim a combater os radicais livres no corpo. Também tem um efeito benéfico na melhoria da saúde do coração e no fortalecimento do sistema imunológico. Contém vitamina C e outras vitaminas essenciais para o bem-estar. A recomendação de ingestão é de duas a três chávenas ao dia.
Possui vários benefícios, como propriedades analgésicas, digestivas e anti-inflamatórias, além de ajudar na expectoração do catarro, na coagulação do sangue, na construção dos músculos e na digestão. O recomendado é ingerir de uma a duas xícaras por dia. O chá de erva-doce pode ajudar a aliviar prisão de ventre e dores de cabeça.
Rica em nutrientes, como minerais e as vitaminas A, B e C, a hortelã, na forma de chá, é benéfica mesmo antes de a beberes: a inalação do seu vapor ajuda-te a respirar melhor durante gripes, resfriados e crises alérgicas. É muito recomendada em casos de síndrome do intestino irritável e outros problemas do sistema digestivo, como náuseas e enjoos. Deves consumi-la uma a duas vezes por dia.
Tal como a camomila, é sedativa e calmante, combatendo a ansiedade, o stress e a insónia. Também tem efeito analgésico, aliviando dores musculares. Ajuda-te a relaxar e a diminuir o efeito de cólicas menstruais e gases intestinais. Deves consumi-la, no máximo, duas vezes por dia em forma de chávena.
Conhecido por ser um dos chás mais benéficos para o bem-estar, é rico em manganês, ácido fólico, potássio, flavonóides e vitaminas B1, B2, C e K. Oferece uma série de vantagens, sendo um poderoso estimulante com um efeito superior ao da cafeína pura. Acelera o metabolismo e a oxidação de gorduras, reduz o risco de cancro, previne doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e rejuvenesce a pele. Recomenda-se o consumo de até cinco chávenas por dia.
Com alta concentração de flavonoides e vitamina C, age como antimicrobiano e diurético, prevenindo infecções urinárias, e reduz a pressão arterial e os níveis dos triglicerídeos. Também devem ser consumidas de uma a duas chávenas diárias.
Com suas propriedades anti-inflamatórias, este chá é excelente para aliviar problemas gastrointestinais, como azia e indigestão. Também é conhecido por suas propriedades adaptogênicas, ajudando o corpo a lidar com o estresse. O consumo recomendado é de uma a duas chávenas diárias, mas é aconselhável limitar o consumo a curtos períodos de tempo, pois o alcaçuz pode ter efeitos colaterais se consumido em excesso.
Originário da África do Sul, este chá é conhecido por ser rico em antioxidantes e minerais. Ele é livre de cafeína, tornando-o uma excelente opção para quem busca uma bebida calmante. Além disso, ajuda a melhorar a digestão e fortalece o sistema imunológico. É seguro beber até cinco chávenas deste chá por dia.
Este chá tem um sabor quente e especiado, sendo conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele também tem um efeito positivo no controle dos níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a acelerar o metabolismo. A recomendação de ingestão é de uma a duas chávenas diárias.
A importância do equilíbrio no consumo dos chás
Como podes ver, a maioria dos chás oferece diversas vantagens para a nossa saúde e são uma forma natural de preservar e aprimorar o bem-estar. No entanto, isto não quer dizer que deves consumi-los de forma desenfreada, mas sim seguindo recomendações.
Em geral, qualquer chá consumido em excesso pode provocar náuseas, diarreia, gases e outros desconfortos intestinais e estomacais. Alguns chás, os termogênicos, como o chá verde e o chá de hibisco, podem causar alterações na pressão arterial. O uso deles não é proibido para quem tem pressão baixa ou hipertensão, mas deve ser equilibrado, sem ultrapassar as quantidades recomendadas.
Além disso, vários chás, como o de erva-mate, o verde e o preto, contém cafeína. Quem tem pouca tolerância a esse elemento também deve tomar cuidado. A moderação é a chave para consumi-los de forma agradável e garantindo os benefícios.
Como preparar os chás da melhor maneira?
Agora que já conheces os benefícios e sabes que deves ingerir os chás com cuidado, confere as dicas para os preparares e consumires da melhor maneira:
São deliciosos e refrescantes, ótimos para acompanhar as refeições. No entanto, geralmente, são adoçados. Tem cuidado para não exagerares na quantidade de açúcar e nem do próprio chá. O ideal é não adoçar e não tomares mais do que dois copos. Um bom substituto para o açúcar é usar um mel de qualidade.
Os chás são melhores quando consumidos imediatamente após o preparo. No entanto, nem sempre é possível preparar uma dose nova sempre que fores consumir. Portanto, se preparares uma quantidade maior, guarda na geladeira, num recipiente bem fechado, e bebe sempre no mesmo dia.
Vê como:
- Coloque a erva (geralmente, cerca de uma colher de sopa por porção) dentro do infusor e coloque numa chávena de porcelana ou vidro. Acrescenta a água, que deve estar quase a ferver, entre 70°C e 95°C, quando começam a surgir pequenas bolhas;
- Deixa em infusão por cerca de cinco minutos;
- Retire o infusor da chávena e deixa arrefecer um pouco;
- E pronto!
Chás Vincci: aliados do seu bem-estar
Somos especialistas em chás que complementam cada momento com a leveza e os benefícios necessários. Seja para começares o dia com energia, para desintoxicares e cuidares de ti, para relaxares depois do stress da rotina ou apenas para te deliciares, são produtos feitos com o melhor da natureza, directamente para a tua vida.
Acede ao site e explora a nossa linha de chás!
Deixa a tua opinião
Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.